A tapioca é bastante consumida em todo o território brasileiro. Mesmo sendo mais popular na região nordestina, essa iguaria se explanou por toda a parte do Brasil. Uma grande vantagem desse alimento é sua simplicidade. Com uma frigideira e a farinha ideal, qualquer um pode fazer e outro ponto que ajuda é na variedade que o recheio pode ter. Existe tapioca de diversos tipos diferentes, umas com recheio de frango, carne outras com queijo, tem também as famosas tapiocas doces, ou seja, a variedade é impressionante. Mesmo sendo simples, muitas pessoas deixam queimar, ou fazem com que a massa fique dura. Se você também não consegue caprichar na tapioca, veja a seguir 5 segredos para fazer uma tapioca perfeita

Todo cuidado com a massa é pouco

A massa é a etapa mais importante ao fazer a tapioca, por isso é fundamental tomar alguns cuidados. Se você for usar uma massa que está guardada a muito tempo e ela já foi peneirada é bom que peneire de novo. Por causa do tempo que ela passou guardada, ela já deve ter criado novos grumos, serão extremamente prejudiciais para o sabor e textura da massa. Outra coisa interessante que você pode acrescentar na massa é uma pitadinha de sal na hora de colocar na frigideira, isso vai fazer com que a massa da tapioca fique um pouquinho mais salgada, para quem gosta desse tipo de massa com sal, ficará muito bom.

Nunca deixe a panela esquentar demais e outros cuidados

Agora vem a parte mais importante, a hora de levar a massa para a panela. É sempre bom que opte por panelas antiaderentes pequena, pois o tamanho da frigideira será o da tapioca (geralmente a panela deve ter 12 centímetros. Ao colocar a frigideira no fogo é bom que não espere esquentar muito e coloque logo a massa em seguida. Se esquentar de mais, possivelmente o beiju vai ficar com uma textura borrachuda e sabemos que ele fica bem mais saboroso com uma textura crocante.

Nunca coloque qualquer tipo de gordura na frigideira

Essa é uma dúvida que geralmente é feita por pessoas que nunca fizeram tapioca. Diferente de bolos ou tortas, na tapioca nunca deve ser acrescentado óleo. Não só óleo, não é permitido colocar nem manteiga, margarina ou outro tipo de gordura. Para fazer a tapioca vai ser necessário apenas a massa e de uma frigideira. Ao colocar a massa, ela vai ganhando textura e se juntando cada vez mais.

Coloque o recheio com a massa ainda no fogo

Muitas vezes eu vejo as pessoas colocando o recheio na tapioca com a massa fora da frigideira, mas o ideal mesmo é fazer com ela ainda dentro. Quando a massa chegar no ponto que está começando a grudar você não vire. Esse é o momento ideal para colocar o recheio. Espalhe os ingredientes que estão sendo utilizados para fazer o recheio e feche, dobrando a massa. Fazendo isso a parte de trás da tapioca fica com uma textura mais crocante

 

 

Uma Resposta

  1. gastao

Deixe um comentário